Portugal - O Brasil é campeão do Circuito Mundial de Surfe. O fluminense João "Chumbinho" Chianca superou o líder do ranking Jack Robinson, da Austrália, e conquistou, nesta terça-feira (14), o título do WSL disputado no município de Peniche, em Portugal.
Após dez minutos do início da bateria, João conseguiu pegar uma direita perfeita, fazendo 7.83. Dez minutos depois, o brasileiro conseguiu outra onda boa, e fez 8.50. Na última onda perfeita, Chumbinho conseguiu uma nota 9.07, aumentando o somatório e fazendo a torcida ir ao delírio. Jack Robinson ainda teve a oportunidade de assumir a liderança, precisando de um 8.61 para ser campeão, mas não teve tempo suficiente.
Com o título, João Chianca entrou pra uma lista com grandes nomes do surfe que já levantaram o troféu na praia de Supertubos, como Adriano de Souza, Gabriel Medina, Filipe Toledo, Italo Ferreira, Tatiana Weston-Webb e diversos outros grandes surfistas.
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve presente na etapa e parabenizou o surfista brasileiro. Agora, os atletas entram em preparação para a etapa de Bells Beach, na Austrália, entre os dias 4 e 14 de abril.