O Barcelona segue no mercado em busca de um lateral-direito. Segundo o jornal "Sport", o clube catalão se interessou pelo brasileiro Vanderson, do Mônaco, que é o principal alvo da equipe para a posição.
O jogador de 21 anos é tratado pela diretoria do Barcelona como "um lateral brasileiro clássico", pela sua alta velocidade e seu bom desempenho ofensivo e defensivo. O clube o enxerga como um dos futuros grandes jogadores da posição em um futuro próximo. Vanderson já sabe do interesse dos "Culé" e seus empresários devem ir a Espanha nos próximos dias.
A equipe da Catalunha já havia feito uma sondagem por Vanderson no ano passado. Em agosto, o Barcelona sondou o Monaco querendo saber da situação do atleta, porém os 60 milhões de euros pedidos pelo clube francês fizeram a negociação melar.
Vanderson joga no Mônaco desde 2022, quando foi comprado pelo Grêmio por 11 milhões de euros (cerca de R$ 70 milhões na cotação da época). No futebol francês, o brasileiro rapidamente ganhou destaque e, junto do compatriota Caio Henrique, ex-Fluminense, os dois formam uma das melhores duplas de laterais do país. Pela equipe, o jogador de 21 anos disputou 52 gols, marcou dois gols e deu sete assistências.