Um dos líderes da seleção brasileira, o lateral-direito é citado pelos novatos como uma grande referência. Na última entrevista coletiva antes da estreia na Copa América, o atleta falou sobre a importância desse papel.
"Fico satisfeito quando escuto meus companheiros falarem de mim dessa maneira. Calhou termos muitos mais novos, eu tenho um tempo aqui dentro. Anos atrás tive minhas referencias: Lúcio, Thiago Silva, Júlio César... É gratificante agora. Estou pagando o que recebi. É genuíno, natural. Acredito que os meninos estão entendendo a proximidade da estreia. Diminuir o nível de estar muito tranquilo e apertar os dentes, cada jogo é uma batalha".
O peso da estreia é algo que afeta todos os jogadores, principalmente os mais novos. Para lidar com isso, Danilo tem aconselhado os jovens a encarar a competição com muita seriedade.
"Ansiedade é um sentimento importante, desde que equilibrado. Grupo jovem, alguns pela primeira vez. Mudar a cara, diminuir sorriso, brincadeira, ficar com foco", declarou Danilo.