O Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Volta Redonda, mas o gol de Nino aos 36 minutos do segundo tempo deu uma sobrevida ao time, que precisará de uma vitória simples na volta no segundo jogo da semifinal do Campeonato Carioca. O lance salvador pode se assemelhar ao de Tuta na final de 2005 entre os dois adversários, vencida pelo Tricolor.
"O gol foi muito importante. Não por ter sido meu, mas nos deixa precisando de uma vantagem menor no segundo jogo. Acabou deixando o resultado um pouco mais justo", disse Nino após o jogo de sábado no Raulino de Oliveira.
Em 2005, o Volta Redonda vencia de virada o primeiro jogo da decisão por 4 a 2 - saiu perdendo por 2 a 0 com cinco minutos - quando Tuta, já aos 43 minutos da segunda etapa, marcou de cabeça o terceiro gol do Fluminense, diminuindo a desvantagem.
Uma diferença entre os dois confrontos é que, há 18 anos, não havia a vantagem de empate no placar agregado entre os dois jogos, como agora. Na volta, o Tricolor precisava vencer por dois gols de diferença para ser campeão e foi o que aconteceu, com Antônio Carlos marcando no fim para fazer 3 a 1, evitando uma disputa por pênaltis.
Desta vez, a missão do Fluminense é mais simples, já que precisa de uma vitória por um gol de diferença. O problema maior será superar um adversário bem organizado e que sabe o que faz, e que terá a vantagem do empate.