Vasco deve fazer poucas modificações em projeto inicial de reforma de São Januário

Time terá pela frente mais 10 partidas que antecedem fechamento para obras

Vasco deve fazer poucas modificações em projeto inicial de reforma de São Januário
Vasco deve fazer poucas modificações em projeto inicial de reforma de São Januário -

O Campeonato Brasileiro 2024 está em sua reta final, e o Vasco terá pela frente mais 10 partidas que antecedem o fechamento de São Januário para o início da remodelação do estádio. No momento, o clube carioca conversa sobre possíveis mudanças na base do projeto, que devem ser sutis. A informação é do portal “ge”.

Vale lembrar que o Cruz-Maltino apresentou, em novembro de 2023, o projeto base, desenvolvido pelo arquiteto Sérgio Dias ainda na administração de Alexandre Campello. Uma comissão tem analisado as alterações, sendo formada pelo próprio Sérgio, um escritório e um projeto desenvolvido por torcedores.

Possíveis mudanças

Durante a campanha eleitoral, o presidente Pedrinho abraçou o projeto “Nosso São Januário” em que um grupo de torcedores chegou a desenvolver um plano para o candidato apresentar à Crefisa, na busca por um naming rights. Contudo a ideia perdeu força para a própria vertente de Sérgio Dias. A expectativa, portanto, é que mais de 70% do estádio não tenha cadeiras, diferente de outras arenas.

Nela, o mandatário pediu mudanças, como o aumento da capacidade e manutenção das arquibancadas. A comissão, portanto, tem como integrantes os arquitetos Sérgio Dias (projeto escolhido), Fernando Costa (Cité Arquitetura – escritório contratado pela diretoria de Pedrinho) e André Rodrigues (Nosso São Januário).

Além disso, a criação de uma “geral” (setor popular) atrás de um dos gols e de praças em oposição à elevação de muros no entorno do estádio não devem avançar. Outro ponto que também não fará parte do projeto final é o setor único atrás do gol da curva da Barreira, sem cadeiras nem camarotes.

 

Etapas complementares

O projeto está na etapa de matérias complementares. O Vasco precisa incluir mais de 30 itens no plano, como gramado e laudo do Corpo de Bombeiros, e empresas farão parte do trabalho. Neste contexto, o Cruz-Maltino busca recursos com a venda do potencial construtivo.

Por fim, após analisar outras arenas brasileiras e o fechamento do projeto final, o Vasco irá divulgá-lo, em breve, de forma oficial. Para a remodelação, o clube não planeja realizá-la em etapas. O foco é iniciar em 2025, com previsão para encerrar em 2027, ano do centenário do estádio.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.