Vélez Sarsfield passa, em um ano, ‘do inferno ao céu’ na Argentina

Vélez Sarsfield passa, em um ano, ‘do inferno ao céu’ na Argentina
Vélez Sarsfield passa, em um ano, ‘do inferno ao céu’ na Argentina -

O Vélez Sarsfield vive cenário inversamente proporcional ao que ocorre, por exemplo, com o Fluminense no Brasil. Enquanto o clube carioca luta contra o rebaixamento um ano depois do título da Libertadores, o Fortín vive momento de êxtase em 2024 após sofrer bastante na temporada passada.

Em 2023, a equipe de Liniers fez uma campanha decepcionante mesmo não tendo poder de investimento semelhante a outras equipes do país. Ao ponto, aliás, de ter de concentrar suas forças em escapar do rebaixamento em praticamente toda a temporada.

Foi somente no último jogo do Campeonato Argentino, contra o Colón, que o Vélez Sarsfield se livrou do risco da degola. O feito ocorreu graças ao triunfo de 3 a 1 em partida que ocorreu há pouco mais de um ano atrás. A saber, Santiago Castro, Valentín Gómez e Claudio Aquino marcaram os tentos do Vélez Sarsfield enquanto Javier Toledo fez o tento da representação de Santa Fe.

Do inferno ao céu

Na transição para 2024, a troca no comando técnico foi o primeiro passo para a realidade do Fortín apresentar signficativa evolução. Desse modo, a saída de Sebastián Méndez deu lugar a Gustavo Quinteros, nome que vinha de larga e vitoriosa passagem pelo Colo-Colo.

Na Copa da Liga Argentina, o time já passou perto de quebrar o jejum de mais de uma década sem títulos. Isso porque o Vélez foi finalista do torneio, mas perdeu a decisão, frente ao Estudiantes, nos pênaltis.

Nos dois outros torneios nacionais (Copa Argentina e Campeonato Argentino), o Vélez segue vivo e em ótimas condições de faturar as duas taças. Na competição eliminatória, o triunfo por 4 a 3 contra o Boca Juniors, na última quarta-feira (27), o colocou na final do torneio onde vai encarar o Central Córoba. Já em relação ao Argentino, o clube de Liniers está na liderança da tabela, com 45 pontos, dois a mais do que o Huracán. Atualmente, restam três rodadas para o término.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.