Na noite da última quarta-feira, durante uma partida da da Copa RS Sub-20, disputada no Rio Grande do Sul, o jogador Miranda fez uma denúncia de injúria racial ao vivo. O jogo teve uma grande virada do Vasco sobre o Independente, da Argentina.
No final do segundo tempo, Miranda foi cobrar um pênalti para o time quando relatou ao árbitro que foi chamado de "macaco", mas o jogo seguiu e ele converteu a penalidade. Sem comemorar, o atleta foi até a câmera e desabafou: "Macaco, não! Eu tenho orgulho da minha cor! Respeito!". Miranda recebeu abraços dos companheiros, que também se manifestaram. "Respeito. Aqui é Brasil. Isso é Vasco. Essa é a nossa história", disse outro jogador.
Após o final da partida, atletas da equipe argentina se revoltaram contra a arbitragem e chegaram a jogar objetos na direção dos torcedores, foi necessário proteção militar. Antes da confusão, a conta do Vasco no Twitter se pronunciou em apoio a Miranda.
A luta contra o racismo tem que ser implacável.
— Vasco (@VascodaGama) 12 de dezembro de 2019
É inacreditável, inaceitável e incabível esse tipo de coisa no esporte e na sociedade.@MtMiranda4 estamos contigo! https://t.co/Qfc2S4iOy0