Mais Lidas

Barragem da Vale se rompe em Brumadinho; assista ao vídeo

Até agora, há a confirmação de 200 pessoas desaparecidas em Minas Gerais

Barragem da Vale se rompe em Brumadinho, Minas Gerais
Barragem da Vale se rompe em Brumadinho, Minas Gerais -

Minas Gerais - Uma barragem se rompeu no início da tarde desta sexta-feira, na Mina Feijão, em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Até agora, há a confirmação de 200 pessoas desaparecidas.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o rompimento ocorreu na altura do km 50 da Rodovia MG 040. As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. 

Em nota, a Vale do Rio Doce, empresa responsável pela barragem, confirmou o rompimento e afirmou que "A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade".

A Prefeitura de Brumadinho, emitiu comunicado de urgência pedindo para que a população mantenha distância do Rio Paraopeba. A mensagem, na página da prefeitura no Facebook, tinha quase 1.200 compartilhamentos até o momento.

O Instituto Inhotim informou, pelas redes sociais, que o prédio estava sendo evacuado às pressas com receio de que a lama atingisse o parque. O museu de arte contemporânea é uma das principais atrações turísticas da região e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.

Aguardamos informações oficiais sobre o rompimento da barragem em Brumadinho. Por segurança, estamos evacuando o Instituto.

— inhotim (@inhotim) January 25, 2019

A Unidade de Pronto Atendimento em Sarzedo, município vizinho de Brumadinho, informou que até o momento recebeu oito feridos, mas não deu detalhes sobre a gravidade.

Ações

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) afirmou que enviou uma equipe do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais (Nucrim) para verificar e avaliar, juntamente com outras autoridades ambientais do Estado, a extensão dos danos causados pelo rompimento de barragem de mineração na região de Brumadinho, a cerca de 50 km de Belo Horizonte.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, informou que acionou equipes para acompanhar a situação de Brumadinho (MG).

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, e o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Augusto Braun, deverão ir para o município mineiro ainda nesta tarde. O secretário está em Maceió (AL) aguardando a autorização para que um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) seja direcionado para o deslocamento. A Secretaria informou que, caso isso não seja possível, uma passagem de voo comercial já foi providenciada.

Além disso, o órgão informou que está em contato constante com a Defesa Civil de Minas Gerais e de Brumadinho para levantar dados sobre socorro a vítimas. Um relatório com as primeiras informações será enviado à Casa Civil da Presidência da República.

Já o Ministério do Desenvolvimento Regional disse que, no momento, não é possível ter um levantamento sobre a extensão do rompimento e que não há outras ações imediatas além do envio dos integrantes da Secretaria Nacional e do contato com os órgãos municipal e estadual.

Confira o vídeo: 

* Com informações do Estadão Conteúdo

Barragem da Vale se rompe em Brumadinho, Minas Gerais Reprodução / Twitter
Lama avança pela cidade Reprodução / Twitter