Mais Lidas

Tinder de livros promove encontro entre quem gosta de ler e quem quer fazer uma boa ação

Pessoas dizem interesse nos livros e em comprá-los através do Twitter

livros
livros -

O Tinder já uniu várias pessoas que procuravam uma companhia em um momento solitário. Mas, um jeito diferente baseado na conexão do aplicativo foi criado para juntar interesses parecidos: a paixão pela leitura.

Criado por Winnie Bueno, o "Tinder de livros" une pessoas negras que gostam e precisam de um livro, com aqueles que têm condições de comprar um. E a maneira de fazer o "casamento" é bem simples: ao contrário do aplicativo, em que o usuário escolhe o pretendente, dessa vez, a própria Winnie é responsável pelo "match" perfeito.

Através do Twitter, uma pessoa negra que esteja querendo ou precisando de um livro manda uma mensagem direta para Winnie dizendo qual livro necessita. Assim como quem quer, os que têm disponibilidade de comprar um também envia uma mensagem para ela. Então, Winnie tira o print de quem precisa e envia para quem se disponibilizou a fazer a boa ação. A partir daí, a pessoa compra e presenteia quem pediu.

"O Tinder é uma iniciativa minha de circulação de conhecimento. A ideia surgiu em novembro do ano passado, quando eu percebi que as pessoas brancas tinham muita disposição em se dizerem 'antirracistas', mas que o antirracismo é muito mais que fazer uma postagem na rede social. Demanda uma ação. Com isso sugeri que seria mais útil doar um livro que uma pessoa negra precisa, pra que ela pudesse concluir os estudos ou adquirir conhecimento", explica Winnie.

Desde novembro, mais de 500 exemplares foram enviados graças à  ação. 

"É muito livro saindo. O centro dessa iniciativa é confiar no afeto das pessoas, no que te toca. É utilizar as redes sociais para proporcionar algum tipo de relação simples e que as pessoas se sintam bem, tanto quem doa, quanto quem precisa. O feedback que recebo de quem doa e ganha é muito legal. No fim, todo mundo se sente muito bem", celebra.

E para quem ficou interessado em fazer parte da iniciativa, segue o link do Twitter de Winnie: