1 – Ford Verona
O sedã da época da Autolatina (aliança entre Ford e VW) foi um dos primeiros a parecer no quadro. O carro tinha motor AP 1.8, que veio da Volkswagen. No conjunto mecânico, o modelo ainda conta com câmbio manual, de cinco marchas e tração dianteira, tudo também usado no VW Logus, em meados dos anos 90.
O estilo do Ford Verona que aparecia no Domingo Legal era bem parecido com o do Ford Orion, vendido na Europa, mas com parte mecânica da própria Ford e detalhes um pouco mais refinados, inclusive da parte de acabamento. De qualquer forma, o sedã compacto.
2 – Chevrolet Opala
Na época do quadro, os SUVs ainda não faziam o mesmo sucesso de hoje em dia. Então, os sedãs reinavam absolutos. No segmento, não poderia faltar o Chevrolet Opala Diplomata, um dos últimos que foram fabricados pela GM, no início dos anos 90. Considerado um carro de luxo na época, estreou a direção com assistência elétrica.
O motor do Opalão é o lendário 4.1, de seis cilindros, que chegava a render 141 cv na versão movida a etanol. Na transmissão, o câmbio podia ser manual, de cinco marchas (Clark, com ré sincronizada) ou automático de quatro (ZF, alemão). O exemplar usado pelo apresentador ainda está em bom estado de uso pelas imagens que surgiram nas redes sociais.
3 – Ford Versailles
Outro modelo da Autolatina também foi usado na atração. Era o clone do VW Santana e montado na linha de montagem da Volkswagen e não da Ford. Entre outras opções, o sedã podia vir com o robusto motor AP 2.0, com manutenção barata e fácil, algo que atrai os taxistas por causa do baixo custo. Além disso, o carro vem com tanque de 72 litros, o que garante boa autonomia.
O bom espaço interno era outro fator que tornava o Versailles interessante para ser usado como táxi. Apenas o estilo era alvo de críticas por causa da traseira que passava uma impressão de que foi improvisada com refletores demais junto das lanternas.
4 – Chevrolet Cobalt
O modelo da GM também apareceu no famoso Táxi do Gugu. O carro usado no programa na TV era da primeira leva. Tinha enormes faróis dianteiros e na versão mais simples vinha com resistente motor 1.4, de 102 cv, mais econômico e adequado para ser usado no dia a dia na cidade.
O porta-malas tinha cavernosos 562 litros de capacidade, o que permitia instalar os cilindros GNV e, mesmo assim, ainda ter espaço para levar as bagagens dos ocupantes. Apesar do estilo polêmico, o carro chama atenção pelo painel com velocímetro digital, entre outros itens.
5 – Honda City
O sedã da marca japonesa foi um dos últimos a serem utilizados no quadro. O carro acaba de completar 10 anos no Brasil e está prestes a mudar. A nova geração será mostrada no próximo dia 25, no Japão. Mas, na época em que apareceu no programa TV, tinha acabado de passar por uma reestilização.
O conjunto mecânico do carro que surgiu na telinha e no programa é o mesmo do modelo atualmente vendido nas lojas. Ou seja, motor 1.5, de 116 cv, que podia vir acoplado ao câmbio manual de cinco marchas ou automático, do tipo CVT.