Mais Lidas

Números são reveladores

xx

De acordo com a pesquisa do Data Folha, apenas 21% dos estudantes das classes D e E (3/4 compostas por negros) têm acesso a computadores para acessar as aulas. O levantamento revelou que só 39% dos alunos da classe C (metade formada por negros) têm computadores. Já 75% dos estudantes das classes A e B acessam o conteúdo. Nestas duas últimas classes, a presença de brancos é de 2/3.

Nas classes D e E, 73% dos estudantes só têm o celular para estudar a distância e 59% na classe C. Já na A e B, o número cai para 25%. Mesmo com smartphones, 26% dos alunos negros do Ensino Médio não participam das aulas.

Racismo estrutural não está resolvido

A pesquisa do Data Favela mostrou que negros são seis em cada dez alunos no Ensino Básico público. No particular, o quadro se inverte, com seis brancos entre cada dez. No Ensino Médio público, para cada dez negros, existem seis brancos. No particular, para cada dez negros, há 17 brancos. Nas escolas de elite, para cada dez negros, existem 24 brancos.
<pstyle:MATERIA:ct\_TEXTO>"O Brasil é um país desigual. É muito difícil resolver o racismo estrutural sem que se gere oportunidades de inclusão para a população negra", afirmou Renato Meirelles, do Instituto Locomotiva.