Rio - O Ministério da Saúde divulgou neste domingo novas previsões de distribuição de vacinas por todo país. O estado do Rio receberá nesta terça-feira 266.600 doses de CoronaVac e 91.400 doses de AstraZeneca. Na quarta, outras 177.840 doses da Pfizer serão entregues. Ao todo, serão 535.840 doses de imunizantes.
Enquanto essas doses não chegam, a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 continua suspensa na cidade do Rio nesta segunda-feira. Apenas a segunda dose está confirmada para todos que estão dentro do prazo.
Em nota, a Secretária Municipal de Saúde (SMS) informou que o calendário de vacinação será retomado "assim que o Ministério da Saúde enviar a nova remessa de vacinas".
No Twitter, o prefeito Eduardo Paes criticou a pasta. "O senso de urgência do Ministério da Saúde chega a impressionar. Depois do dia todo cobrando a pauta de distribuição de parte das vacinas estocadas recebemos a previsão de entrega de pouca quantidade na terça, dia 27, e a maior quantidade na quarta, dia 28. Estamos falando de vidas!".
O secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz também se pronunciou e reclamou da falta de planejamento do Ministério da Saúde. "É público as datas em que o Ministério da Saúde receberá as doses compradas, é necessário que o planejamento de distribuição já esteja pronto e seja executado em no máximo 24h".
"As 14,5 milhões de doses em estoque no Ministério da Saúde, seriam suficientes para imunizar o estado do Rio de Janeiro todo. 61 PESSOAS morrem por dia no estado por covid-19 devido ainda não terem se vacinado. Nada pode ser mais urgente que esta distribuição!", acrescentou Soranz.
Segunda dose
A SMS informou que retirou 76.340 doses de AstraZeneca na central de distribuição do estado, no sábado (24), que já estavam reservadas para a segunda dose. "Os postos de vacinação da cidade do Rio continuarão atendendo as pessoas agendadas para tomar a segunda dose nos próximos dias", afirmou a pasta em comunicado.