Rio - O município do Rio registrou em outubro a média do acumulado de chuvas de 151,4 mm. De acordo com o Sistema Alerta Rio, essa quantidade representa 41% a mais do que a média para o mesmo período em 2020, quando foram registrados 107,7 mm, e 70,1% acima da média para o mês de outubro dos anos anteriores desde o começo da medição, em 1997, que é de 89 mm. A cidade teve 26 dias de chuva no mês.
Segundo os dados divulgados, a estação do Alto da Boa Vista, na Zona Norte do Rio, foi a que registrou o maior volume de chuva (310,2 mm). Ao todo, a cidade teve 26 dias de chuva em outubro, em comparação com 17 dias de chuva no mesmo mês do ano passado.
Novembro mal começou e já bateu recorde. Ainda conforme o relatório do Sistema Alerta Rio, a cidade teve registro de chuva fraca a moderada ao longo desta segunda-feira (1º). A média pluviométrica para a cidade do Rio foi de 34,4 mm. Essa quantidade corresponde a 27% da média histórica da chuva para o município no mês, cujo acumulado médio é de 129,2 mm.
Os três bairros mais afetados pela chuva foram: Ilha do Governador (50 mm), Penha (43 mm) e Irajá (41,4mm). O tempo seguiu instável no decorrer do dia na cidade, devido à atuação de ventos em altos e médios níveis da atmosfera. O céu ficou encoberto e os ventos variaram entre fracos a moderados.
O município retornou ao Estágio de Normalidade às 22h desta segunda-feira, devido aos registros de chuva fraca, em pontos isolados, nas últimas horas e à redução dos acumulados de chuva. A cidade estava em Estágio de Mobilização desde 18h25 deste domingo (31). A previsão para as próximas horas é de chuva fraca a moderada.
Previsão para o feriado de Finados
O tempo seguirá instável na cidade do Rio, nesta terça-feira, feriado de Finados, devido ao transporte de umidade do oceano. Segundo o Alerta Rio, o céu ficará nublado a encoberto, com previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento. Os ventos estarão moderados a fortes (18,5 km/h até 76 km/h) e as temperaturas seguirão estáveis, com mínima de 16°C e máxima de 25°C.
Entre quarta-feira e sábado, a nebulosidade irá diminuir aos poucos e não há previsão de chuva.