Brasília - O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou que a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a covid-19 deve começar na primeira quinzena de janeiro. Até então, o chefe da Saúde havia apenas estipulado o mês como o prazo, mas ainda não tinha estabelecido uma estimativa específica.
A informação, dada pelo ministro à Globonews responde às expectativas das autoridades. Nesta sexta-feira, 31, o secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, informou que a prefeitura pretende vacinar 500 mil crianças contra a doença durante as férias escolares.
Apesar da vacinação deste grupo já ter recebido o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde o dia 16 de dezembro, a pasta está promovendo uma consulta pública sobre a imunização da faixa etária até o dia 2 de janeiro. Isso porque, mesmo que médicos e cientistas sejam favoráveis à imunização de crianças, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) se posiciona de forma contrária. O próprio ministro Queiroga é a favor da cobrança de prescrição médica para que os pequenos sejam vacinados.
Agora, por decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, Queiroga e Bolsonaro terão o prazo de cinco dias para prestar esclarecimentos sobre a realização do procedimento.