O aumento de casos da Covid-19 na primeira semana do ano levou cariocas a lotarem os centros de testagem, inclusive ontem, quando se esperava movimento menor por ser domingo. Na noite de sábado, o secretário de Saúde da capital Daniel Soranz já havia usado o Twitter para fazer um apelo: "Neste momento não vá a uma unidade de saúde para se testar por motivos burocráticos ou porque quer ir a uma festa! Você vai sobrecarregar o sistema e se colocar em risco de pegar Covid!".
Durante os primeiros dias de 2022, a alta procura por testes fez com que a secretaria precisasse abrir três novas unidades, na Cidade Nova, no Leblon e em Pedra de Guaratiba. No sábado, Soranz anunciou a inauguração de mais três na Penha, Ilha do Governador e em Santa Cruz, nesta semana.
Segundo o secretário, mais de dez mil testes estão sendo feitos na cidade por dia e o número deve aumentar nesta semana. De acordo com o Painel Rio Covid-19, a taxa de positividade na semana que passou foi de 43%. Na anterior, 13%. O crescimento dos casos foi notado pelo aposentado Romualdo Pereira, de 62 anos, que esteve no posto do Clube do Servidor, na Cidade Nova, ontem.
"Apresentei alguns sintomas, mas o resultado deu negativo. Porém, teve um conhecido que teve covid e por precaução, fiz o teste", disse.
Hoje serão abertas mais três unidades, uma no Centro de Atletismo Célio de Barros, e outra no posto do Iaserj, ambas no Maracanã, e no Hospital Modular Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu, na Baixada.