Londres - Um funcionário da Guarda Real Britânica desmaiou, nesta quarta-feira (14), durante o funeral da monarca, no salão do Palácio de Westminster. Imagens da transmissão ao vivo registraram o incidente, que aconteceu no momento em que os guardas faziam a troca de plantão.
No vídeo, transmitido pela emissora britânica BBC, o homem chega a cambalear algumas vezes segundos antes de cair. Apesar de se esforçar para conseguir voltar a posição, o guarda cai com o rosto no chão, em meio à milhares de apoiadores que se despediam da rainha. Um colega tentou impedir que o funcionário caísse, mas não conseguiu. Confira o registro:
Funcionário que fazia a guarda do funeral da Rainha Elizabeth II desmaia durante o velório.#MeiaHora
— Jornal Meia Hora (@meiahora) September 15, 2022
Crédito: Reprodução/BBC pic.twitter.com/VVsj5uC1qD
Após desmaiar, o guarda foi socorrido por dois outros funcionários. A transmissão ao vivo foi cortada para o lado externo do palácio, e voltou após a prestação de socorro.
Não há informações sobre o estado de saúde do funcionário, que, no vídeo, parece ter idade avançada. Nenhum pronunciamento oficial a respeito do incidente foi divulgado.
O funeral da monarca, que morreu na quinta-feira (8), está aberto ao público até a segunda-feira (19), quando acontece o enterro. Mais de 750 mil pessoas são esperadas no local, de acordo com a imprensa britânica. Os súditos que quiserem dar o último adeus à monarca, podem enfrentar filas de até 10 quilômetros de extensão.
A maratona também é feita pelos guardas, que chegam a ficar por extensas horas no local antes da troca de turno.
O corpo da Rainha Elizabeth chegou a Londres na noite de terça-feira, 13, após uma série de homenagens na Escócia. Em Edimburgo, capital do país, os quatro filhos da monarca se reuniram para o cortejo.