Prefeitura recebe comitiva da Universidade de Columbia para selar parceria climática inédita

Prefeitura da cidade fez uma parceria para a criação do Climate Hub Rio

A comitiva da Universidade de Columbia conheceu os procedimentos do COR
A comitiva da Universidade de Columbia conheceu os procedimentos do COR -
Rio - Uma comitiva da Universidade de Columbia, de Nova York, nos Estados Unidos foi recebida no Centro de Operações Rio (COR) nesta quarta-feira (15), com objetivo de selar a parceria estabelecida com a Prefeitura do Rio na criação do Climate Hub Rio, um centro de pesquisa e inovação sobre mudanças climáticas.

O projeto foi lançado na última terça-feira (14), no Museu do Amanhã, no Centro do Rio. A cidade carioca foi escolhida por ser litorânea, estar exposta a mudanças no oceano causadas pelas alterações climáticas e ter parte da população residente em áreas de risco. A iniciativa vai promover o desenvolvimento de novas pesquisas no clima, buscando soluções para problemas do município que possam ser referências no gerenciamento de crise e prevenção de desastres, tanto no Brasil quanto no exterior.

No encontro, os profissionais estrangeiros conheceram os procedimentos do COR, como estágios, áreas de atuação e protocolos operacionais. A apresentação destacou a importância da fundação e funcionamento central de monitoramento, considerada a maior da América Latina.

"Ter a possibilidade de apresentar o COR e todas as ferramentas aqui disponíveis voltadas para a prevenção de fenômenos climáticos é sempre importante. Ainda mais quando os visitantes são membros de uma das maiores universidades do mundo", destacou o chefe executivo do Centro de Operações, Marcus Belchior.

Outro ponto importante foi a cultura de prevenção e resiliência que o COR vem construindo no município do Rio de Janeiro, por meio do conceito de cidades inteligentes.

"Vocês conseguem prever grande parte do que pode ocorrer, com os dados que vocês têm e observando o comportamento da cidade frente às ocorrências, como as enchentes por exemplo", afirmou Wafaa El-Sadr, fundadora e diretora do ICAP, da Escola Mailman de Saúde Pública, da Columbia, e vice-presidente global na universidade.

El-Sadr e outros nove membros da instituição norte-americana estiveram no COR, como Alex Halliday, decano da Columbia Climate School; Charlotte Marie Munson, assistente de Iniciativas Estratégicas da Universidade de Columbia; Dan Zarrilli, assessor especial de Clima e Sustentabilidade da Universidade de Columbia e ex-conselheiro chefe de políticas climáticas da prefeitura de Nova York; e Thomas J. Trebat, diretor do Columbia Global Centers Rio.

Além de conhecer a Sala de Situação, que possui 125 telões de monitoramento da cidade, a equipe também ouviu sobre o Centro de Inteligência Epidemiológica (CIE). Localizado no 3º piso do prédio e integrado ao COR, o CIE reúne um banco de dados da Secretaria Municipal de Saúde, que auxilia a aprimorar a saúde pública no município.

O Climate Hub Rio é um polo de conhecimento, pesquisa e inovação, que reunirá especialistas brasileiros, da Universidade de Columbia e do mundo, em um ambiente propício para cientistas e outros pesquisadores trabalharem em questões climáticas globais enquanto se beneficiam de uma importante perspectiva regional. O centro é patrocinado pela Prefeitura do Rio e possibilitará colaboração e divulgação mais efetiva entre líderes locais, no Brasil, e a comunidade científica global.

Além disso, o polo será organizado em torno de quatro atividades principais:

- Ensino: participação do corpo docente de Columbia em programas educacionais a serem desenvolvidos no Hub.

- Convocação: desenvolvimento e organização de eventos e programação em torno de questões diversas relacionadas ao clima, incluindo transição energética, uso da terra e equidade climática.

- Rede: criação de conexões entre talentos acadêmicos, com o objetivo de promoção de pesquisas e, sobretudo, ampliar a divulgação fora do Brasil do trabalho e resultados desenvolvidos pelo Hub e instituições de ensino parceiras.

- Ação: promover impacto concreto nas ações de política climática localmente no Rio de Janeiro, nacionalmente no Brasil e globalmente por meio da rede da Universidade de Columbia.