As polícias Militar e Civil realizaram, na manhã de ontem, uma operação na Nova Holanda e no Parque União, no Complexo da Maré, na Zona Norte, com o objetivo de combater o roubo de cargas e veículos. De acordo com relatos de moradores, houve intenso tiroteio na maior parte da manhã. No total, 11 suspeitos foram presos, além de mais de 50 motocicletas e oito carros recuperados pelos policiais.
Segundo o delegado Felipe Curi, do Departamento de Polícia Especializada (DPGE), entre os presos há dois de altíssima relevância no crime organizado. Um com 18 anotações criminais e oito mandados de prisão, e outro, que é considerado o braço direito de Rodrigo da Silva Caetano, conhecido como Motoboy, chefe do tráfico da região.
Durante a ação, agentes localizaram um galpão utilizado para desmanche de veículos no interior da Maré.
Ainda de acordo moradores, houve a ação de helicópteros sobrevoando a área, assim como veículos blindados da PM. Segundo a corporação, equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) atuaram nas comunidades.
Base do crime organizado
Segundo a Polícia Civil, as favelas do Complexo da Maré servem de base pra maior facção criminosa do estado do Rio, o Comando Vermelho (CV). Investigações apontam que, no interior dessas comunidades, ocorrem diferentes atividades ilícitas relacionadas aos roubos de veículos e de cargas, como armazenamento, transbordo e revenda das cargas roubadas para receptadores; clonagem e desmanche de veículos e cativeiro de vítimas de sequestros.