Geral
Prefeitura do Rio lança novo sistema de agendamento eletrônico para Cadastro Único
Neste primeiro momento, marcações online e pelo 1746 valem para Cras e Creas da Grande Tijuca e Zona Sul
Por O Dia
Publicado às 09/05/2023 12:31:54 Atualizado às 09/05/2023 12:31:54Rio - A Prefeitura do Rio lançou nesta terça-feira (9) um projeto piloto para agendamento de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) e inaugurou a primeira Central CadRio, na Rocinha, Zona Sul do Rio. O objetivo é acabar, até o final do ano, com as filas em que pessoas em vulnerabilidade social são submetidas para receber os benefícios sociais. Os secretários municipais de Assistência Social, Adilson Pires, e de Transformação Digital e Integridade Pública, Tony Chalita, afirmaram que a meta é abrir outras nove centrais na cidade.
O novo serviço foi instalado inicialmente para os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e Creas (Centros de Referência Especializados em Assistência Social) das regiões da Zona Sul e Grande Tijuca, áreas atendidas pela 2° Coordenadoria de Assistência Social, com agendamento online e pela Central 1746. A próxima inauguração está prevista para as próximas semanas em Madureira. O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a Secretaria Municipal de Transformação Digital.
O secretário municipal de Transformação Digital, Tony Chalita, afirmou que a ideia é expandir o projeto piloto para todo o município. "Queria destacar a importância da tecnologia na operação da cidade. Desde 2010, quando o prefeito cria o Centro de Operações, com toda infraestrutura de logística aliada à tecnologia, a gente consegue resolver problemas da cidade. Ontem, a nossa tecnologia estava ajudando a identificar o ato de um criminoso em uma estátua em Copacabana e hoje a tecnologia está ajudando a zerar a fila no CadÚnico. É muito importante que o município continue esse programa de investimento", afirmou durante a inauguração da primeira central Cad-Rio, na Rocinha.
O secretário de Assistência Social, Adilson Pires, explicou que as inaugurações envolvem complexidades como estrutura física, obras de adaptação e mão-de-obra e por isso não foi possível abrir as dez centrais ao mesmo tempo. As demais serão abertas em Campo Grande, Bangu, Santa Cruz, Madureira, Irajá, Bonsucesso, Engenho Novo, Praça Onze e Jacarepaguá. "Serão dez ao longo do ano. O ponto de partida é que nós temos hoje fila de cidadãos para se cadastrar ou recadastrar pro Cad-Único. O prefeito tem me orientado para que nós possamos acabar com essas filas. Essa parceria com o 1746 é para isso. A meta é, no final do ano, zerar a fila do cadastro único na cidade do Rio de Janeiro", declarou.
A partir desta terça-feira é possível realizar o agendamento no site cadunico.rio, por telefone no número 1746, ou pelo WhatsApp no número (21) 3460-1746 para atendimentos a partir do dia 16 de maio em postos da Zona Sul e Grande Tijuca. Pessoas de outras regiões também podem realizar agendamentos para essas unidades. Com as novas implementações, a expectativa é de que o tempo médio de atendimento fique entre 5 e 10 minutos. Atualmente, está entre 20 a 30 minutos.
A partir desta terça-feira é possível realizar o agendamento no site cadunico.rio, por telefone no número 1746, ou pelo WhatsApp no número (21) 3460-1746 para atendimentos a partir do dia 16 de maio em postos da Zona Sul e Grande Tijuca. Pessoas de outras regiões também podem realizar agendamentos para essas unidades. Com as novas implementações, a expectativa é de que o tempo médio de atendimento fique entre 5 e 10 minutos. Atualmente, está entre 20 a 30 minutos.
Os usuários da Assistência Social poderão agendar o seu atendimento, escolher o local para ser atendido, assim como data e hora. É importante ressaltar que o CADRio é exclusivo para agendamento de regularização do Cadastro Único. Os demais serviços seguirão como antes.
O sistema antigo exigia a organização da documentação em papel e a visita, no horário de 8h às 17h, até um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). A prefeitura informou que nessa terça-feira, já houve 300 chamados de pessoas se cadastrando para atendimento a partir do dia 16.
Após a fase de teste da plataforma, desenvolvida pela Central 1746, o sistema irá gradativamente para outras regiões da cidade e será necessário agendar o atendimento. O calendário seguirá uma ordem de implementação a ser divulgada.
O Cadastro Único é um instrumento de coleta de informações, para realizar a identificação e a caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. Podem fazer o cadastro famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. O responsável familiar deve ter idade a partir de 16 anos.