Uma menina de 16 anos foi morta no Colégio Estadual Helena Kolody, em Cambé, no Norte do Paraná, na manhã de ontem, durante um ataque armado. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito é um ex-aluno de 21 anos, que foi preso. Um menino de 16 anos foi atingido na cabeça e está internado em estado grave.
"Ele (o atirador) chegou na escola dizendo que precisava buscar seu histórico escolar. Logo depois, foi ao banheiro e iniciou o ataque quando saiu", relatou uma testemunha.
O governador Ratinho Junior (PSD) decretou luto oficial de três dias no Paraná após o ataque. Pelas redes sociais, ele afirmou que "a violência do brutal ataque em uma escola estadual em Cambé causa indignação e pesar". Disse, também, que o assassino "será julgado e condenado pelo crime bárbaro que cometeu".
Segundo a Polícia Militar, o autor do crime foi encaminhado para a delegacia, em Londrina. O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que colocou o "governo federal à disposição" para prestar apoio no caso.
O presidente Lula (PT) lamentou o ataque e falou sobre a urgência em construir um caminho para a paz nas escolas. "Mais uma jovem vida tirada pelo ódio e a violência que não podemos mais tolerar dentro das nossas escolas e na sociedade. É urgente construirmos juntos um caminho para a paz nas escolas".