Geral

Polícia Federal prende homem que armazenava mídias de abuso sexual de menores

Acusado, de 59 anos, foi detido pelos agentes em casa, na Penha, Zona Norte

Por Meia Hora

Publicado às 10/10/2024 15:09:00 Atualizado às 10/10/2024 15:11:58
Operação foi realizada na casa no investigado na Penha, Zona Norte do Rio
Um homem de 59 anos foi preso nesta quinta-feira (10) na Penha, Zona Norte, durante uma operação da Polícia Federal que combate crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil na internet.

Batizada de Operação Conexão Oculta, a ação envolveu policiais da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (Deleciber), que cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pela 3ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro na casa do suspeito.

A investigação começou após a identificação de 38.449 arquivos contendo cenas de abuso sexual infanto-juvenil em circulação na internet. As autoridades descobriram que o investigado havia compartilhado pelo menos 4.676 fotos e vídeos desse tipo.

Durante a operação, foram encontrados diversos arquivos de abuso armazenados em um HD, além de outros dispositivos eletrônicos como computador, celular e mídias de armazenamento, que serão analisados pela perícia.

O suspeito foi preso em flagrante por armazenar e compartilhar material de abuso sexual infantil, crimes cujas penas podem chegar a 10 anos de prisão. O armazenamento desse tipo de conteúdo, mesmo sem compartilhamento, é considerado crime hediondo e não permite fiança.