Geral
Megaoperação na Rocinha mira traficantes do Ceará e de Goiás
Mais de 400 PMs cumprem 34 mandados de prisão. Comunidade teve intenso confronto ainda na madrugada
Por Meia Hora
Publicado às 17/12/2024 11:47:00 Atualizado às 17/12/2024 11:48:05
Rio - Uma megaoperação na Favela da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul, busca traficantes de outros estados, nesta terça-feira (17). A comunidade sofre com o clima de tensão desde a madrugada, quando houve uma intensa troca de tiros. A ação conjunta com o Ministério Público do Rio (MPRJ) conta com a presença de cerca de 400 policiais militares de mais de dez batalhões. Veículos blindados, viaturas e helicóptero circulam pela região.
Segundo o MPRJ, a operação pretende cumprir 34 mandados de prisão e nove de busca e apreensão. Os alvos são traficantes do Ceará e de Goiás, que estão escondidos na comunidade. De acordo com relatos nas redes sociais, criminosos soltaram fogos para alertar sobre a chegada dos policiais à região e houve confronto. Vídeos mostram a movimentação dos agentes e em um deles, um homem diz que veículos não estavam conseguindo subir a comunidade e voltando de ré. Confira abaixo.
Por conta da operação, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que oito unidades escolares foram impactadas. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), uma escola da rede estadual precisou ser fechada na região.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Clínica da Família (CF) Maria do Socorro acionou o protocolo de acesso mais seguro e suspendeu o funcionamento. Já a CF Rinaldo De Lamare mantém o atendimento à população, mas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.
A ação é coordenada pelo Comando de Operações Especiais (COE) e realizada por PMs dos Batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope), de Polícia de Choque (BPChq), de Ações com Cães (BAC), Tático de Motocicletas (BTM) e o Grupamento Aeromóvel (GAM). Há ainda atuação de equipes de Grupamentos de Ações Táticas de 11 batalhões e do Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate, com apoio de uma ambulância blindada.
Até o momento, equipes do Bope localizaram uma estufa utilizada para produção de maconha, na parte alta da comunidade. Os PMs também apreenderam drogas.