Programa Vem com a Gente aproxima concessionária das comunidades

Agentes de saneamento da Águas do Rio estão atuando no Morro do Urubu e diversas outras comunidades da Zona Norte e da Baixada Fluminense para aumentar o acesso aos serviços de saneamento básico. A ação faz parte do programa "Vem com a Gente" (VCG) - reconhecido na COP28 pelo Pacto Global da ONU no Brasil com o prêmio "Guardiões pela Água" -, que inclui ações para ampliar o fornecimento de água e oferecer mais dignidade aos moradores de comunidades, como a padronização das ligações e adesão à tarifa social.

Desde novembro de 2021, quando a Águas do Rio iniciou a operação, mais de 2.1 milhão de residências foram visitadas pelo VCG, que promove a conscientização sobre o uso sustentável da água e a importância de se evitar desperdícios. O programa também incluiu mais de 2,4 milhões de pessoas de baixa renda na tarifa social.

Transformação Social e Qualidade de Vida

De acordo com o diretor comercial da Águas do Rio, Waldyr Vilanova, a chegada da água encanada representa mais do que um conforto: é uma grande melhoria na qualidade de vida dos moradores das comunidades. A partir do acesso à água encanada, gente como Dona Maria da Penha deixa para trás anos de sacrifício, crianças têm condições mais dignas para crescer e as famílias podem planejar um futuro com mais segurança e saúde.

"O investimento da Águas do Rio em infraestrutura e no relacionamento com a população mostra que avanços no saneamento vão além das tubulações: promovem dignidade, bem-estar e inclusão social", disse Waldyr