Imagine precisar tomar banho no trabalho e ainda carregar latões de água para casa? Durante anos, essa foi a rotina de Geralcino Silva, de 86 anos, morador da Rua Guatemala, na Penha Circular. O abastecimento só ficou regular na sua residência depois que a Águas do Rio implantou 22 unidades de bombeamento em bairros da Zona Norte carioca. As bombas, ou boosters, como também são chamadas, ajudam a água a chegar com mais força a imóveis localizados em regiões mais altas.
A medida beneficiou cerca de 145 mil moradores da Zona Norte, e esse número deve aumentar para quase 200 mil quando a concessionária colocar em funcionamento, ainda neste semestre deste ano, 15 novas bombas na região. Moradores de Irajá, Ramos, Parada de Lucas, Brás de Pina, Cordovil, Marechal Hermes e Ilha do Governador, entre outros bairros, serão beneficiados com os novos equipamentos.
As obras na Zona Norte do Rio fazem parte do compromisso da Águas do Rio com o Marco do Saneamento Básico e a universalização do acesso à água tratada e à coleta de esgoto. O plano estipula o prazo de 2033 para que 99% da população brasileira tenha acesso à água tratada e 90% à coleta e ao tratamento de esgoto.