Felipe Marques Monteiro, copiloto de um helicóptero da Policia Civil do Rio de Janeiro, foi baleado durante apoio a uma operação na comunidade Vila Aliança, Zona Oeste, nesta quinta-feira, 20. A Secretaria de Estado de Polícia Civil disse que o agente foi atingido por disparo de arma de fogo realizado por criminosos.
Familiares e amigos de Felipe iniciaram uma campanha de doação de sangue para o agente, que está internado em estado gravíssimo no Hospital Miguel Couto, no Leblon.
"A Polícia Civil segue firme no propósito de combater esses narcoterroristas, bem como pede um olhar criterioso no que diz respeito a essas restrições que fortaleceram essas facções em detrimento à segurança da população fluminense", informou a corporação.
Felipe foi atingido enquanto comandava uma aeronave do Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), durante uma operação contra roubo a vans na Vila Aliança. O alvo da ação foi uma quadrilha, que atua principalmente na Zona Oeste e desmancha os veículos para vender peças. Seis pessoas foram presas.
O tiroteio deixou cinco pessoas feridas - duas estavam dentro de ônibus que passavam pela região e uma é um policial civil - e provocou o fechamento da Avenida Brasil e da Linha Vermelha, nos dois sentidos.
Há pouco mais de um mês, um helicóptero da Polícia Militar foi atingido durante uma operação na Cidade Alta, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, e precisou fazer um pouso forçado.