O Carnaval esta aí e para não ter dor de cabeça no recesso é importante ficar atento à manutenção do carro. De acordo com especialistas, checar a condição do veículo deve fazer parte dos preparativos antes de pegar a estrada. "Toda verificação preventiva deve analisar a situação dos pneus, sistemas de suspensão e de freio, se estendendo para itens ligados ao funcionamento do motor, como óleo lubrificante, sistema de arrefecimento, correias e tensionadores", comenta Gerson Burin, coordenador técnico do Cesvi.
Segundo Gerson, um dos primeiros itens que deve ser analisado pelo proprietário é o pneu. Os componentes e o estepe devem estar calibrados. Além disso, também deve ser checada a condição do item.
"Essa avaliação pode ser feita com o auxílio da referência chamada TWI (Tread Wear Indicator) presente nas ranhuras de todo pneu, que aponta o limite de desgaste da banda de rodagem", explica o coordenador do Cesvi.
Fluídos
Em segundo lugar, o motorista deve verificar a condição da lubrificação do veículo, que pode interferir no funcionamento de motor e freios durante uma viagem mais longa. "Com o veículo parado no plano e com o motor desligado, verifique o nível de óleo do motor. Caso esteja baixo, complete até a marcação máxima da vareta, sempre com o óleo especificado pela montadora", explica o especialista, que também sugere a checagem do líquido de arrefecimento.