Um levantamento recente realizado pela Kelley Blue Book (KBB Brasil), empresa especialista em precificação de veículos, revelou quais foram os carros que mais perderam valor no primeiro semestre. De acordo com os dados, a Fiat Toro foi o modelo que mais depreciou, com uma queda de 18,06%, seguida da irmã menor Fiat Strada e do Ford Focus Fastback, que tiveram 17,83% e 17,76% de perda, respectivamente.
A Ford ainda aparece com mais dois modelos entre os cinco que mais perderam valor. Além do Focus Fastback, estão Focus tradicional (16,18%) e KA Sedan (15,91%). A Fiat retorna à lista com o Weekend, na sexta colocação (15,47%). A Renault também aparece no ranking com o Duster Oroch (4,73%).
O levantamento de depreciação da KBB usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo.
Na outra ponta, entre os modelos que menos perderam valor, o carro mais bem avaliado é o Peugeot 5008, com 0,59% de depreciação. Em seguida, a dobradinha da japonesa Toyota conta com os modelos Hilux e Yaris Hatch, com queda de 1,92% e 2,01% de seus valores no primeiro ano de uso, respectivamente.