Como o carinho pode salvar araras e papagaios da extinção

Principais ameaças: Tráfico e Queimadas

Araras ameaçadas
Araras ameaçadas -
Colunista Luiz André Ferreira
Para minimizar os impactos estão sendo instalados ninhos artificiais distribuídos pelo entorno de Bonito, no Mato Grosso do Sul através do Projeto Papagaio Verdadeiro ou Amazona aestiva, que também protege araras das espécies Azul, Canindé e Vermelha. Essas aves estão ameaçadas de extinção pelo tráfico e pelas constantes queimadas que estão devastando áreas do Pantanal e do Cerrado. 
Os ninhos foram confeccionados pelo empresário Roberto de Chaves Fontes e doados ao Água Vida. Mario Barila, que fundou o projeto em 2014, destaca que o momento é muito oportuno, já que as aves estão em pleno período reprodutivo.
Ele ressalta que trata-se de um paliativo já que a solução definitiva virá com o plantio de árvores que servirão de ninhos naturais para as aves. Por isso, em paralelo, incentiva a implantação de um viveiro para produzir mudas e distribuí-las pela região.

Os ninhos artificiais foram doados pelo ambientalista e fotógrafo Mário Barila do Projeto Água Vida para a Fundação Neotrópica, parceira na proteção e no monitoramento dos ecossistemas do Mato Grosso do Sul, fundamentais para o equilíbrio ecológico d a região devido ao papel dessas aves na  dispersão de sementes e regeneração florestal.

Local de reprodução de araras e papagaios
Local de reprodução de araras e papagaios foto divulgação