Edicase

8 pares de raças de gatos que se parecem

Por EdiCase

Publicado às 04/09/2024 06:51:09
Algumas raças de gatos têm características tão semelhantes que são capazes de confundir até os tutores (Imagem: Jitka Kratochvilova, Ta2ng Ko, Nan Liu e Nynke van Holten | Shutterstock)

Com tantas raças de gatos espalhadas pelo mundo, não é surpresa que algumas possam se parecer bastante, compartilhando características físicas que podem confundir até os tutores mais experientes. No entanto, por mais que algumas sejam semelhantes, há detalhes que as distinguem, seja na origem, na personalidade ou na aparência. Veja a seguir!

1. Persa e himalaio

A principal diferença entre essas raças está na coloração da pelagem (Imagem: Jitka Kratochvilova e Ta2ng Ko | Shutterstock)

Ambas as raças têm origem na Pérsia (atual Irã), mas o himalaio foi desenvolvido nos Estados Unidos a partir do cruzamento entre persas e siameses. Estes gatos têm pelagem longa e densa, rosto achatado e olhos grandes. Contudo, a principal diferença entre elas está na coloração: enquanto os persas têm uma ampla variedade de cores, os himalaios apresentam as extremidades mais escuras – além de olhos sempre azuis.

2. Maine coon e norueguês da floresta

Os gatos maine coon e norueguês da floresta se diferem pela estrutura corporal (Imagem: Konstantin Zaykov e Elisa Putti | Shutterstock)

O maine coon é uma raça americana, originária do estado do Maine, enquanto o norueguês da floresta, como o nome sugere, vem da Noruega. Ambos têm pelagem longa, são de grande porte e têm uma cauda volumosa. Contudo, a diferença está na forma do corpo: o primeiro apresenta uma estrutura mais retangular e robusta, enquanto o segundo é mais magro e com uma cabeça em formato de triângulo.

3. Siamês e oriental shorthair

O bobtail japonês tem pelagem curta, enquanto o bobtail americano tem os pelos mais densos (Imagem: dien e Ievgeniia Miroshnichenko | Shutterstock)

O bobtail japonês se trata de uma raça antiga do Japão, caracterizada pela cauda curta e dobrada, pelagem curta e esguia. O bobtail americano, por outro lado, foi desenvolvido nos Estados Unidos; também possui uma cauda curta, mas sua pelagem é mais densa, e ele, mais robusto. Ambos são ativos e amigáveis, mas o primeiro é conhecido por ser mais vocal e brincalhão.

  • Mais sobre: