Edicase

5 dicas para se preparar na reta final do Enem

Exame nacional será realizado nos dias nos dias 5 e 12 de novembro

Por EdiCase

Publicado às 20/09/2024 10:33:00 Atualizado às 20/09/2024 11:03:06
Milhares de brasileiros farão o Enem em novembro e seguem se preparando (Imagem: Jose Calsina | Shutterstock)

Milhares de estudantes brasileiros vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das principais portas de entrada para o ensino superior no país, nos dias 5 e 12 de novembro. A maior parte vêm estudando há meses para o exame, mas é importante que esses jovens continuem se preparando nesta reta final, inclusive no que se refere à transição para a vida universitária.

“O Enem, assim como uma maratona, exige estratégia, foco e disciplina, especialmente nos últimos dias antes da prova”, afirma Carolina Brant, gerente de Design Pedagógico da Geekie, principal plataforma de soluções personalizadas para a educação baseada em inteligência de dados.

Ewerton Camarano, CEO da Uliving, pioneira em student housing no país, reforça o raciocínio. “O começo da jornada acadêmica é o início de uma das experiências mais marcantes na vida de um jovem. Por isso, o planejamento para a realização do exame e outros vestibulares vai muito além do estudo em si”, complementa.

Para ajudar os estudantes nesta etapa, os especialistas listaram cinco dicas de como se preparar para o Enem e para a vida universitária. Confira:

1. Faça simulados 

Os simulados são ótimas opções para o estudante se acostumar com o estilo da prova do Enem. Com esses testes, ele pode treinar a sua gestão de tempo durante o exame, identificar quais categorias de questões consegue resolver com mais facilidade e pensar em uma estratégia específica para cada avaliação.

Segundo Carolina Brant, a tecnologia pode ser uma excelente aliada dentro desse formato “Usamos a IA para gerar simulados personalizados e questões com base no desempenho escolar do estudante, ajudando-o a identificar seus pontos fracos e aprimorá-los”, explica a gerente de Design Pedagógico da Geekie.

familiares, alunos veteranos e professores garantem um equilíbrio que só é encontrado quando compartilhamos os nossos sentimentos. Incentivamos muito essa convivência nas nossas moradias, seja nas áreas de estudos ou em nossos diversos eventos, porque sabemos que essa rede de apoio é um motivador sem igual durante os anos de estudo”, conclui Ewerton Camarano.

Por Mariana Lanfranchi