Veja como a pressão alta e a ansiedade estão interligadas
Por Edicase
Publicado às 30/09/2024 00:08:31A pressão alta, também chamada de hipertensão arterial, e a ansiedade são condições de saúde distintas, mas frequentemente se interligam e podem impactar significativamente o bem-estar. Por isso, é essencial que essas questões sejam tratadas de maneira integrada, para melhorar a saúde física e emocional.
A pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea nas artérias, podendo resultar em problemas cardiovasculares graves, como infarto, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca, conforme explica o coordenador do curso de Biomedicina da Faculdade Anhanguera, Reginaldo Tavares Franquez.
Por outro lado, a ansiedade é uma resposta emocional a diversas condições do comportamento humano, incluindo angústia, aflição, incerteza, sensação de perigo e insegurança. Entretanto, essas condições podem estar profundamente conectadas. A ansiedade crônica pode provocar respostas fisiológicas que elevam temporariamente a pressão arterial, enquanto a hipertensão pode intensificar os sintomas de ansiedade, criando um ciclo vicioso.
Sintomas da pressão alta e da ansiedade
Identificar se a pressão alta é emocional ou causada por outros fatores requer atenção. Por vezes, esta doença não apresenta sintomas, mas, segundo Reginaldo Tavares Franquez, alguns pacientes podem apresentar dores de cabeça, tonturas, visão embaçada e palpitações no coração.
A ansiedade, por sua vez, pode causar agitação, sudorese, tremores, irritabilidade e dificuldade em dormir. Porém, em algumas pessoas, quando intensa, pode temporariamente elevar a pressão arterial, dificultando identificar a causa raiz.
doenças cardiovasculares e danos aos órgãos. “Buscar um diagnóstico precoce e tratamento adequado é vital para melhorar a qualidade de vida”, finaliza.
Por Camila Souza Crepaldi