Edicase

5 erros que diminuem sua nota no Enem

Boa estratégia é fazer revisões e exercícios de provas anteriores

Por EdiCase

Publicado às 19/10/2024 11:13:00 Atualizado às 19/10/2024 15:42:54
Uma preparação eficiente ajuda a evitar os erros mais comuns no Enem (Imagem: Gorodenkoff | Shutterstock)

Com a proximidade do Enem, que ocorre nos dias 3 e 10 de novembro, estudantes intensificam a preparação para a prova. Nesse contexto de alta concorrência, cometer erros que poderiam ser facilmente evitados é um risco que pode custar caro para os candidatos. Além das 180 questões objetivas, a redação surge como um grande desafio, representando 20% da nota final, sendo essencial evitar deslizes para se destacar.

Para o professor Paulo Jubilut, a melhor estratégia para evitar esses erros é uma preparação focada em revisões e exercícios de provas anteriores. Ele destaca a importância de estar atento às principais armadilhas da prova.

“Assim, o estudante será capaz de identificar possíveis erros e corrigi-los antes da prova”, acrescenta. A chave para o sucesso está em um cronograma de estudos equilibrado que englobe todas as áreas do conhecimento, garantindo que o estudante esteja preparado para evitar estes cinco erros mais comuns que podem prejudicar sua pontuação:

1. Não conhecer a estrutura da prova

Diferente dos vestibulares como os da UFRJ e da Unicamp, que possuem questões mais objetivas e técnicas, as questões propostas do ENEM são formuladas a partir de uma estrutura já conhecida. Geralmente, a prova irá apresentar um texto-base com uma situação-problema com tema cotidiano propondo que o candidato a solucione.

Como estratégia, o aluno deve entender que a resposta correta sempre estará relacionada com algo já mencionado no texto-base. Sendo assim, ignorar o texto e partir para as alternativas não é uma boa ideia. Para o professor, nenhum dado ou palavra é colocado em vão, “busque resolver questões antigas para identificar a estrutura usada”, aconselha.

estratégia. Além de conciliar duas tarefas simultaneamente, a ansiedade aumenta e as chances de erro são maiores. “Finalize todas as questões e depois reserve cerca de 30 minutos para a folha de respostas”, aconselha o professor.

Por Maria Rita Coutinho