Edicase

5 cuidados importantes com a pele ressecada

Por Edicase

Publicado às 30/10/2024 12:16:51
O ressecamento pode prejudicar a saúde da pele (Imagem: Rido | Shutterstock)

A pele ressecada apresenta sintomas como aspereza, sensação de rigidez, descamação, coceira e, em casos mais severos, rachaduras e fissuras. Ela pode parecer esbranquiçada ou opaca e, ao toque, perde a elasticidade natural. Isso ocorre quando há uma perda excessiva de água e óleos essenciais da camada mais externa da pele, podendo ser causada pela ausência de chuva e poluição. Mas não é só.

Segundo o dermatologista Bruno Lages, da Clínica Otávio Macedo & Associados, o ressecamento do rosto ocorre por vários fatores. “O tempo seco é um agravante, mas também a falta de hidratação facial, pouca ingestão de água, exposição solar, excesso de limpeza e produtos inadequados podem causar o problema”, diz ele.

Contudo, é possível deixar a pele mais macia e hidratada. “Antes de mais nada é bom saber a diferença entre pele seca e ressecada. A primeira tem essa característica porque produz menos óleo, em geral, por predisposição genética. A pele ressecada é uma condição e, portanto, deve ter cuidados específicos”, diz Bruno Lages.

Alguns cuidados ajudam a devolver a hidratação para a pele (Imagem: Prostock-studio | Shutterstock)

5. Proteja a pele do sol

Evite a exposição solar e não esqueça do protetor diário.

Por Clara Barcellos

  • Mais sobre: