Roer as unhas pode prejudicar a saúde bucal
Por Edicase
Publicado às 27/11/2024 16:40:12A onicofagia, caracterizada pelo hábito compulsivo de roer, morder ou comer as unhas, é frequentemente associada ao estresse, ansiedade, medo e frustração. Quando o comportamento evolui para um vício, o indivíduo pode começar a morder também a pele ao redor das unhas, causando feridas que podem infeccionar e gerar inflamações nos dedos e nas mãos. Além disso, esse hábito facilita a transferência de bactérias das mãos para a boca, aumentando o risco de cáries e infecções na região bucal.
O professor do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, Rafael Parteli, explica que além do tratamento odontológico e estético, o dentista deve encaminhar o paciente com esse problema para ser orientado por um profissional de psicologia.
“Em alguns casos é necessário a participação de equipe multidisciplinar, pois o tratamento não é baseado apenas em restaurar os dentes, sarar as lesões de lábios e mucosas bucais. É preciso entender qual é o motivo desse problema e saná-lo. Se não executado por completo, o paciente vai ter muitas passagens pelo consultório para realizar reparos”, explica o especialista. A prevalência do hábito desencadeará os mesmos problemas nos dentes já tratados, podendo resultar em perda de um ou mais.
sensibilidade no momento da ingestão de líquidos, principalmente gelados.
Por Nicholas Montini Pereira