Edicase

5 dicas para reformar a casa de forma econômica e sustentável

Por Edicase

Publicado às 30/11/2024 17:45:58
Planejar detalhadamente é a base para reformas bem-sucedidas e sem surpresas financeiras (Imagem: studiopure | Shutterstock)

Reformar uma casa ou apartamento pode parecer desafiador e custoso, mas, com um bom planejamento e estratégias inteligentes, é possível transformar o espaço sem comprometer o orçamento. Em vez de buscar imóveis com plantas espelhadas e predeterminadas, construir do zero ou lidar com as dificuldades de uma reforma, é viável adaptar o espaço para atender às necessidades e preferências do morador de maneira sustentável.

A coordenadora de projetos e personalização da GT Building, Letícia Abreu, compartilha 5 dicas práticas para economizar na reforma, garantindo um ambiente bonito, funcional e ambientalmente responsável. Confira abaixo!

1. Planejamento

Antes de iniciar qualquer reforma, o planejamento é fundamental. Defina um orçamento realista, pesquise materiais e fornecedores e escolha profissionais qualificados. “É importante estabelecer um cronograma claro e segui-lo rigorosamente para evitar imprevistos. Um projeto detalhado também é indispensável para garantir que todas as mudanças ocorram conforme o esperado, sem surpresas financeiras”, explica a coordenadora.

piso de madeira, é possível renová-lo com uma lixada e aplicação de verniz, economizando na troca e aproveitando o material já presente; sanitários e torneiras que economizam água contribuem para uma reforma mais sustentável, reduzindo o desperdício de recursos; a iluminação LED consome até 80% menos energia em comparação com lâmpadas incandescentes e possui vida útil prolongada, sendo uma opção sustentável e econômica; e, por fim, investir em materiais como mantas térmicas, vidros duplos e tintas refletivas pode reduzir significativamente o consumo de energia, mantendo o ambiente confortável e diminuindo a necessidade de aquecimento ou refrigeração.

Por Ana Luiza Branco

  • Mais sobre: