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5 competências para avaliar na sua redação do Enem

Por EdiCase

Publicado às 02/01/2025 13:13:40
Autoavaliar a redação do Enem é um passo importante para aperfeiçoar suas habilidades (Imagem: fizkes | Shutterstock)

Conquistar uma boa pontuação na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é o sonho de muitos estudantes que desejam garantir uma vaga na universidade dos sonhos. Nesse contexto, saber avaliar a própria redação é uma habilidade que pode transformar o desempenho na prova.

Identificar erros, melhorar argumentos e estruturar ideias com clareza são etapas fundamentais para quem busca uma nota alta na prova. Nesse cenário, com algumas orientações simples, é possível treinar a autocrítica e aumentar as chances de alcançar um texto nota máxima.

Aspectos importantes a considerar

Construir um texto dissertativo-argumentativo, com uma a linha de raciocínio que convença o leitor, composta por introdução com tese explícita, desenvolvimento e conclusão com proposta de intervenção, é crucial.  

Outro ponto importante é que o estudante utilize no conteúdo um repertório sociocultural, além dos textos motivadores com uso produtivo. Para isso, Giovanna Vecchi, auxiliar pedagógica da plataforma Redação Nota 1000, explica que, ao utilizar uma coletânea externa e pertinente ao tema abordado, o aluno demonstra conhecimento e revela sua capacidade de relacionar informações e trabalhá-las em defesa de seu ponto de vista. “O uso produtivo do repertório sociocultural enriquecerá a argumentação, trazendo maior autoridade a ela e, consequentemente, garantindo mais pontos na avaliação”, ressalta. 

Ademais, a matriz referencial de avaliação e pontuação da redação do Enem é baseada em cinco competências, que avaliam diferentes aspectos do texto escrito. Para relembrar os estudantes, Giovanna Vecchi lista os cinco quesitos avaliados e como identificá-los em sua própria produção textual no Enem. Veja abaixo! 

1. Competência 1 – língua portuguesa 

O aluno deve ter escrito na norma-padrão da língua. Para ajudar na autoavaliação, o estudante pode digitar seu texto em alguma ferramenta de edição de textos para identificar possíveis desvios cometidos. Aconselha-se evitar os parágrafos frasais, pois se espera que o aluno elabore os parágrafos por meio da subordinação de períodos dentro deles.

2. Competência 2 – abordagem/gênero 

É necessário fazer menção às palavras-chave da frase temática ou equivalentes a elas. Quanto ao gênero, o Enem exige uma redação dissertativa-argumentativa, a qual é composta por introdução, desenvolvimento e conclusão.

perda de pontos. Isso porque, muitas vezes, candidatos seguem padrões e utilizam repertórios e argumentos genéricos que não condizem com o tema da proposta dada. Sendo assim, ler e praticar a escrita tornará o aluno apto a adotar um posicionamento consistente diante de um determinado tema. 

Por Laura Ragazzi

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