Edicase

5 dicas de decoração para a casa de veraneio

Por Edicase

Publicado às 12/01/2025 13:00:19
A casa de veraneio proporciona conforto e bem-estar nos dias de descanso (Projeto: Rosangela Pena Arquitetura | Imagem: Sidney Doll)

No início do ano, período em que muitas pessoas aproveitam para tirar férias e renovar suas forças para os meses seguintes, a casa de veraneio – geralmente localizada em áreas litorâneas, campestres ou montanhosas – se torna o refúgio ideal.

Seja curtindo a natureza, recebendo amigos e familiares, ou simplesmente desfrutando da paz do local, esse espaço proporciona conforto e bem-estar, sendo uma excelente forma de começar o ano com disposição e leveza.

A arquiteta Rosangela Pena, que comanda seu próprio escritório, conhece bem o segmento e sabe da importância de garantir um ambiente aconchegante e acolhedor para as férias, feriados ou mesmo finais de semana.

“É muito comum que essas casas de veraneio sejam recantos onde as pessoas buscam recarregar suas energias”, observa. Para isso, vale apostar nos elementos certos na composição dos ambientes. “A arquitetura de interiores sempre vai muito bem com a essência de materiais naturais como a palha, o bambu, a madeira, o barro e o linho”, destaca a profissional.

Inspirada no projeto de uma casa que realizou na cidade paulista de Porto Feliz, Rosangela Pena lista cinco referências poderosas. Confira!

O cultivo de plantas também é bem-vindo em casas de veraneio (Projeto: Rosangela Pena Arquitetura | Imagem: Sidney Doll)

Outra ideia valiosa compartilhada por Rosangela Pena é nunca se esquecer de valorizar o verde presente na residência: caso se tenha espaço disponível, o cultivo de hortas ou outras espécies de plantas são bem-vindos. “Esse contato com a natureza é algo que considero curativo. Como nas grandes cidades fica difícil, ofertar essa oportunidade se transformará em vivências muito especiais”, avalia.

Por Lucas Janini

  • Mais sobre: