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5 dicas para promover uma volta às aulas mais inclusiva

Por EdiCase

Publicado às 03/02/2025 19:00:15
A inclusão deve ser uma prioridade nas escolas (Imagem: Studio Romantic | Shutterstock)
A inclusão deve ser uma prioridade nas escolas (Imagem: Studio Romantic | Shutterstock)

O início do ano letivo é um momento de novas expectativas e desafios para alunos, pais e professores. Quando se trata de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou altas habilidades, essa fase pode demandar um olhar mais atento e estratégias inclusivas para garantir uma adaptação saudável e produtiva.

Gabriel Frozi, CEO da escola Rio Christian School, destaca que é essencial considerar as particularidades de cada estudante. “Uma família unida, aliada a uma escola competente e participativa, é fundamental para que o aluno se desenvolva efetivamente, superando as dificuldades do TDAH […]”, afirma.

Importância de um ambiente acolhedor

Conforme os dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), a prevalência global do transtorno varia entre 5% e 8%. Já 3% a 5% das crianças de todo o mundo têm TDAH. Dessa maneira, muitos jovens podem enfrentar desafios de atenção e hiperatividade na escola. Para essas crianças, a comunicação afetiva, o planejamento personalizado e o suporte adequado são fundamentais.

Roberta Cassará Scalzaretto, especialista em formação de professores, reforça a necessidade de criar um ambiente escolar acolhedor desde o início do ano letivo. “Ao valorizar a individualidade de cada aluno e organizar a sala de aula com funcionalidade, promovemos a integração e o bem-estar, que são essenciais para um aprendizado significativo”, explica.

Ela sugere práticas como o uso de atividades interativas e rodas de conversa para conhecer melhor os alunos. “O professor que entende as necessidades emocionais e sociais de cada criança está mais preparado para oferecer um ensino adaptado e inclusivo”, afirma a especialista.

Pais, professores e especialistas devem trabalhar juntos para promover o desenvolvimento das crianças (Imagem: Media_Photos | Shutterstock)

pais informados sobre o progresso dos alunos e promova uma comunicação constante. Essa parceria fortalece o processo de adaptação e aprendizagem.

A volta às aulas, além de ser um momento de recomeço, é uma oportunidade para a escola reafirmar seu compromisso com a inclusão e o desenvolvimento integral de todas as crianças. Com um planejamento cuidadoso e uma abordagem acolhedora, é possível transformar desafios em conquistas e criar um ambiente escolar onde todos se sintam respeitados e valorizados.

Por Sarah Monteiro

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