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5 dicas para estudar as obras literárias dos vestibulares 

Por EdiCase

Publicado às 11/02/2025 18:56:33
A leitura ativa incentiva o aluno a pensar no que lê (Imagem: Roman Samborskyi | Shutterstock)
A leitura ativa incentiva o aluno a pensar no que lê (Imagem: Roman Samborskyi | Shutterstock)

Estabelecer um cronograma para a leitura das obras cobradas nos vestibulares é fundamental para quem está se preparando para as provas. O estudante deve ter como ponto de partida o momento em que inicia a sua preparação para os exames, e, como ponto de chegada, os dias que antecedem os exames, a serem aplicadas no segundo semestre.  

No entanto, a leitura dos títulos solicitados nos vestibulares exige esforço, tempo e dedicação, pois são conteúdos que fazem o aluno sair da zona de conforto. Assim, uma das alternativas para otimizar esse processo é a leitura ativa, estratégia que retira o leitor de uma posição passiva, de simples assimilação do que é lido, para aquele que pensa no que lê e estabelece relações entre as leituras e suas respectivas épocas históricas e estéticas.  

Como iniciar a leitura ativa?

Para iniciar a preparação, uma das recomendações é que o aluno comece a leitura por uma obra que conheça ou já tenha ouvido falar. Se ele não tiver nenhum critério prévio, pode seguir a ordem cronológica das obras solicitadas, partindo das mais antigas até as mais recentes. 

Neste sentido, o professor de Literatura do Curso Anglo, Fernando Marcílio, destaca que, para romances e contos, o ideal é fazer pequenas sínteses, e, para os livros de poesia, o indicado é separar os poemas por temas. “O essencial é fazer perguntas ao texto e buscar as respostas nele. E uma ideia interessante é discutir suas interpretações com as dos colegas em sala de aula ou em grupos de estudo”, completa. 

Segundo o professor, na leitura também é interessante prestar atenção nos recursos da escrita, nos repertórios e no estilo do autor. Da mesma forma, é importante perceber o que o texto traz de permanente, isto é, em que medida ele dialoga com o tempo e a realidade do aluno. “Além disso, uma consulta a vestibulares anteriores da instituição de ensino cujo vestibular o aluno se submeterá é sempre uma orientação para verificar como qual o perfil de pergunta sobre as obras”, destaca.  

A leitura ativa ajuda a entender a fundo o que o autor quer transmitir (Imagem: Dean Drobot | Shutterstock)

5. Troque ideias com outros leitores

Discuta com amigos e colegas os aspectos percebidos por cada um. A literatura é subjetiva, e cada leitor pode perceber diferentes aspectos de uma obra. Discutir com outros leitores oferece novas perspectivas, amplia o entendimento sobre o texto e pode até corrigir interpretações erradas ou incompletas. A troca de ideias enriquece a análise e pode ajudar a fortalecer suas argumentações para o vestibular. 

Por Julia Vitorazzo

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