5 cuidados importantes com cães e gatos idosos
Por EdiCase
Publicado às 01/04/2025 11:36:47As etapas da vida passam rapidamente para todos os seres, mas para cães e gatos a terceira idade chega de forma ainda mais acelerada. Os animais envelhecem até sete vezes mais rápido do que humanos, o que significa que, por volta dos oito anos, muitos animais de estimação já começam a enfrentar os desafios da velhice. Nesse período, eles necessitam de cuidados redobrados para garantir que suas necessidades sejam atendidas e que continuem a viver com qualidade.
Embora o envelhecimento seja um processo natural e inevitável, aceitá-lo pode ser particularmente difícil para os tutores de pets, que veem seus companheiros de longa data mudando e enfrentando limitações físicas e cognitivas. Para os bichinhos, essa fase é ainda mais desafiadora, por terem mais dificuldade em expressar suas emoções e pedir ajuda. Pela incapacidade de comunicar quando sentem dor, cansaço ou desconforto, muitas vezes, os desafios enfrentados pelos animais são camuflados pelo envelhecimento, tornando os diagnósticos ainda mais difíceis.
Sabendo disso, Mariana Caetano Teixeira, professora de Medicina Veterinária da UniRitter, explica como os tutores podem proporcionar suporte e conforto para seus pets passarem por esse processo da melhor maneira possível. Confira!
outros animais e mudanças na rotina.
“Perda de controle urinário, dificuldade motora, diminuição da ingestão de alimentos e alterações no comportamento são sinais importantes de que algo pode estar acontecendo e que o veterinário deve ser consultado”, conclui a médica-veterinária.
Por Carol Passos