Rio - Dentro do mercado imobiliário, inúmeros fatores podem influenciar no valor do imóvel: quantidade de quartos, vagas de garagem, proximidade de transporte público e parques. Outra questão também relevante é a proximidade de grandes shoppings. Um estudo inédito realizado pelo portal imobiliário ZAP, empresa do Grupo ZAP, analisou o cenário no Rio e identificou que os imóveis localizados em até 1km destes centros comerciais podem custar até 117% mais do que a média da cidade.
Na capital, o valor médio do metro quadrado de um imóvel é R$ 9.512, mas ao se aproximar de um shopping o resultado muda expressivamente. O maior aumento fica no entorno do Shopping da Gávea, na Zona Sul, onde o metro quadrado médio passa a custar R$ 20.659, alta de 117% em relação ao geral da cidade.
A lista segue com o entorno do Shopping Rio Sul (R$ 12.485/m², alta de 31%) e BarraShopping (R$ 10.882/m², alta de 14%). Porém, o Shopping Tijuca foi o único centro comercial analisado que apresentou resultado contrário aos demais: R$ 6.516/m², 31% abaixo da média.
Para o economista chefe do Grupo ZAP, Sergio Castelani, o resultado segue a dinâmica de outras cidades. “Shoppings em geral se localizam estrategicamente em áreas da cidade que concentram emprego e renda, o que faz com que a demanda por imóveis no entorno seja elevada. Além disso, os próprios shoppings muitas vezes trazem consigo melhorias ao desenvolvimento econômico local”, declara Castelani.
IMÓVEIS DE DOIS E TRÊS QUARTOS
O estudo também analisou a quantidade de quartos mais presente nos empreendimentos próximos aos shoppings do Rio. De maneira geral, imóveis com dois e três quartos representam a maioria, mantendo a soma na média de 70%. Ainda assim, é possível perceber importante presença de imóveis com um quarto nas proximidades do Shopping Rio Sul (20%) e com quatro quartos no entorno do BarraShopping (31%).
Já na Zona Norte do Rio, os imóveis seguem a tendência da pesquisa e os números mais expressivos ficam entre dois e três dormitórios próximos aos shoppings. No entorno do Madureira Shopping, a aglomeração de apartamentos com dois quartos é a maioria com 78% de representatividade. Em segundo, o Shopping Boulevard tem 54% de predominância de empreendimentos nesse formato.