A desvalorização joga contra a maioria dos carros. Uns mais e outros menos, é claro. Todos perdem valor assim que saem das concessionárias. Mas há casos onde esse impacto é menor, aponta um levantamento da Kelley Blue Book (KBB), empresa especializada em análises. Segundo o estudo, que comparou os preços de modelos fabricados em dez anos, Fiat, Chevrolet e Volkswagen foram os que menos desvalorizaram. Com destaque para a montadora italiana, que emplacou seis modelos no top 10 do ranking (veja ao lado).
Palio Fire no topo do ranking
A pesquisa, que usou parciais divulgadas pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), revela uma perda de 37,7% entre os modelos mais vendidos há dez anos. Entre eles, o Palio Fire de entrada foi o modelo com menor desvalorização (34,7%). Em 2008, o modelo era vendido por R$ 27 mil. Hoje, o valor médio é de aproximadamente R$ 17 mil.
Em segundo lugar da lista, aparece outro Fiat conhecido do consumidor. A picape compacta Strada, na versão de entrada (CS Fire) com motor 1.4 de 8 Válvulas e duas portas, alcançou a média de 36,9% de desvalorização. Outro destaque dessa análise foram versões do Chevrolet Celta e Volkswagen Gol.