A onda dos utilitários esportivos (SUVs) tem provocado mudanças no mercado brasileiro. O gosto do proprietário tem influenciado na versão final dos carros como não se via em outros tempos. O novo Renault Stepway é prova disso. Até o ano passado, o modelo era apenas uma versão do Sandero, mas agora o aventureiro se agarra aos seus diferenciais de carro 'altinho'para assumir o posto de utilitário esportivo compacto da marca. Para entender essa virada de chave do Sande.. não, pera, do Stepway, o MEIA HORA passou uma semana com o SUV, que passou por reestilização, ficou mais seguro, e também mais caro. A configuração avaliada foi a topo Iconic CVT, que cobra salgados R$ 73.990. Além dela há outras duas.
De acordo com o Inmetro, para ser considerado um utilitário esportivo, o veículo precisa atender a alguns requisitos. Dentre eles, o mais importante é a altura em relação ao solo. Nesse caso, ponto para o Stepway! O modelo tem 18,5 cm de vão livre na versão manual, 0,5 a mais que o definido pelo instituto. A versão avaliada, no entanto, foi a automática, com câmbio CVT, que não tem essa mesma elevação por causa de restrições de engenharia. São 4 cm a menos.
Medidas do Inmetro
Outras medidas usadas como critério para garantir o posto de SUV a um determinado veículo, os ângulos de saída e entrada também são alcançados pelo Stepway, dessa vez em todas as versões: 34° (saída), 14° (entrada). Para o consumidor do segmento, na verdade, o que importa é a posição alta de dirigir e a aparente imponência que ela proporciona, e isso o Stepeway proporciona. No mais, o tamanho é o mesmo do modelo da linha passada, que ainda trazia seu nome original de batismo.