A oitava geração do Golf, anunciada oficialmente no fim do ano passado, acaba de ganhar mais três versões: GTI, GTE e GTD. O trio aparece pouco antes do Salão de Genebra (Suíça) — que estava previsto para 5 de março, mas acabou cancelado na última semana por causa da epidemia de coronavírus. Destaque para a opção mais apimentada, GTI, que passa a ter motor turbo com 245 cavalos. Preços não foram revelados pela montadora.
Popular pelo apelo esportivo, a versão GTI está ainda mais agressiva. Segundo o anúncio, o 2.0 TSI passou por melhorias para entregar 245 cv, contra os 230 do hatch anterior. Também subiu o torque, de 35,7 kgfm (2019), para 37 kgfm.
A velocidade máxima não foi confirmada, mas deve ser mantida em 238 km/h, como acontece na linha passada. O que promete ser reduzido é tempo para acelerar até 100 km/h (6,9 s do antigo GTI). A versão vem equipada de série com câmbio manual de seis marchas, mas há opção de transmissão automática de dupla embreagem DSG, com engrenagens banhadas a óleo e sete velocidades.
No quesito visual, o modelo ganhou mais mudanças na dianteira. A porção agora adota um conjunto de iluminação mais marcante, com filetes de LED dos faróis extrapolando o limite da peça em direção à logo da marca, posicionada no centro da grade. Na versão GTI, a porção traz, ainda, o tradicional detalhe vermelho do conjunto óptico. O para-choque destoa ainda mais da linha antiga pela iluminação de neblina composta por cinco luzes de LED, em formato de colmeia, que acompanha a grade.