Se você acha que pombo é rato com asas, fique sabendo que nem todo mundo pensa assim. Tanto que Armando, a simpática ave que ilustra esse texto, foi arrematado num leilão pela bagatela de 1,25 milhão de euros (cerca de R$ 5,3 milhões). É o maior valor já pago por um pombo na história. Dick Vigarista e Mutley ficariam loucos para pegá-lo...
O bicho foi descrito pela casa de leilões Pigeon Paradise (Pipa) como o melhor pombo belga de longa distância de todos os tempos: "Foi irreal, um sentimento de outro mundo", disse à BBC Nikolaas Gyselbrecht, CEO da Pipa.
Segundo ele, dois compradores da China protagonizaram uma guerra de lances pelo Lewis Hamilton dos pombos. Definitivamente, Armando não é um pombo qualquer. De acordo com Fred Vancaillie, presidente da associação local de entusiastas de pombos, ele venceu as últimas três corridas que disputou: Campeonato de Pombos Ace 2018, Olimpíada de Pombos 2019 e Angoulême.
Com 5 anos, Armando deve ser aposentado para curtir a vida como reprodutor. Segundo Gyselbrecht, pombos de corrida podem ter filhotes até os 10 anos e costumam viver até 20.