Rio - O corpo de Ronald Tejeda Sobarzo, de 29 anos, é esperado para chegar ao Chile por volta das 15h desta sábado, 16h no horário de Brasília. O comunicado foi feito em uma rede social pela irmã do turista, que foi encontrado desacordado no Mirante do Rato Molhado, em Santa Teresa, no último domingo (14), após cair de uma altura de nove metros. A vítima chegou a ser socorrida ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, mas acabou morrendo na quinta-feira (17).
O voo que transportou o caixão do chileno saiu do Aeropoto Internacional Tom Jobim, o Galeão, por volta das 10h e o tempo estimado do trajeto entre o Rio de Janeiro e Santiago, capital do país, é de aproximadamente quatro horas. Na publicação, Marta Elisabeth Tejeda informou que o corpo seguirá para Leyda, onde vai ser velado na casa dos pais. O sepultamento foi marcado para a segunda-feira (22), no Cemitério de San Enrique, em Santo Domingo.
"Quero agradecer a todas as pessoas que têm estado presentes nestes momentos tão difíceis", escreveu a irmã. Na última foto publicada por Ronald em seu perfil, amigos lamentaram a morte. "Que pena não poder te abraçar mais uma vez. Vou levar suas loucuras, sua resistência, sua paixão e motivação. Foi uma grande pessoa, de grande coração, o mundo perde sem você", disse um. "Me sinto muito sortudo e orgulhoso por ter conhecido uma pessoa como você. Te amaremos para sempre, amigo. Seu sorriso, energia e voz estarão em nossa memória", comentou outro.
O turista e o amigo, também chileno, Andres Orellana, de 29 anos, teriam sido dopados, roubados e espancados. Os dois estavam na Lapa, no sábado (13), e horas depois foram encontrados desacordados em Santa Teresa. A dupla foi localizada pelo Corpo de Bombeiros na Rua Francisca de Andrade, com diversos ferimentos. A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) está investigando se eles caíram ou foram empurrados do Mirante do Rato Molhado.
A especializada também tenta identificar duas mulheres que foram vistas com os turistas momentos antes deles serem encontrados. Câmeras de segurança da região flagraram elas entrando em um veículo com os chilenos, na Rua Mem de Sá, na Lapa. Testemunhas estão sendo ouvidas e agentes buscam identificar a placa do automóvel. A titular da Deat ressaltou que caso tenha sido um carro de aplicativo, é importante que o motorista compareça à delegacia para prestar depoimento. A Polícia Civil ainda não ouviu Andres formalmente, por conta de seu estado de saúde, mas a delegada vem conversando com ele desde a última segunda-feira (15).
Após ser socorrido para o Hospital Municipal Souzar Aguiar, o turista foi transferido para uma unidade de saúde particular e, por meio das redes sociais, informou que seu quadro é estável. Ele e o outro chileno estavam de férias no Rio. A família de Ronald realiza rifas e pede ajuda para arcar com os gastos do translado do corpo. No próximo domingo (21), às 16h, os amigos da vítima vão se reunir em Santiago, para um evento em benefício e memória do turista. A entrada custará mil pesos chilenos, o equivalente a aproximadamente R$ 6.