Santa Teresa: Polícia procura homem que atirou em turista argentino

Agentes realizam buscas por Sandro da Silva Vicente no Morro dos Prazeres e nas comunidades do Fallet e Fogueteiro

Sandro da Silva Vicente é apontado como autor de disparo contra Gaston Fernando Burlon
Sandro da Silva Vicente é apontado como autor de disparo contra Gaston Fernando Burlon -
Rio - A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) procura pelo criminoso responsável pelo disparo que atingiu um turista argentino, em dezembro do ano passado. O crime aconteceu quando a vítima entrou por engano no Morro do Escondidinho, em Santa Teresa, na Região Central, e acabou baleada na cabeça. Os agentes da especializada realizam buscas em conjunto com outras delegacias, durante mais uma etapa da Operação Torniquete, nesta segunda-feira (13).

De acordo com a Polícia Civil, as buscas por Sandro da Silva Vicente, o Sandrinho, acontecem no Morro dos Prazeres e nas comunidades do Fallet e Fogueteiro, também em Santa Teresa, onde equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC) atuam contra uma quadrilha que ordena roubos de veículos e autorizou roubo a uma agência bancária, em 2023. Até o momento, três pessoas foram presas no local.

As investigações da Deat descobriram que Sandrinho é do Morro dos Prazeres, tem ligação com o Comando Vermelho (CV) e pertence a quadrilha do chefe do tráfico de drogas local. O criminoso tem mais de 20 anotações criminais, muitas delas por delitos violentos. Além dele, a delegacia também pediu a prisão de outros três envolvidos no crime: Cláudio Augusto dos Santos, o Jiló; Tiago de Oliveira, o TG; e Raphael Corrêa Pontes, o De Lara.
No último dia 16, a Justiça decretou a prisão de Sandro e contra ele há um mandado em aberto por homicídio simples. O Disque Denúncia divulgou um cartaz pedindo informações sobre o criminoso e recebe informações pela Central de Atendimento, nos telefones (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177; pelo WhatsApp Anonimizado, no (21) 2253-1177; e pelo aplicativo Disque Denúncia RJ. O anonimato é garantido.

Entenda o caso

O crime aconteceu em 12 de dezembro de 2024, quando Gaston Fernando Burlon, de 51 anos, dirigia um Volkswagen Taos e estava acompanhado da mulher e dos dois filhos. Ele foi atingido por disparos na cabeça e no tórax, após criminosos atirarem contra o veículo, ao perceberem a entrada do carro na Rua Cândido de Oliveira, trecho controlado pelo tráfico. A vítima chegou a perder o controle do carro e bateu em um muro. 

O turista estaria seguindo o GPS de seu veículo a caminho do Cristo Redentor e entrou no Morro do Escondidinho por engano. Até o último dia 20, Gaston permanecia internado em estado gravíssimo no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, mas não houve mais atualizações sobre o quadro de saúde da vítima, que é ex-secretário de Turismo da cidade de Bariloche.