• Siga o Meia-Hora nas redes!

Comida ajuda a controlar a TPM

Nutricionista dá dicas para os 4 tipos da síndrome

Empreendedora e escritora, Jennifer Lobo fala sobre TPM
Empreendedora e escritora, Jennifer Lobo fala sobre TPM - Patrick Brito / MF Press Global/ divulgação

É muito comum a mulherada reclamar da TPM, mas muitas não sabem que a alimentação pode ajudar no controle do problema, que afeta mulheres de várias faixas etárias e é mais comum entre os 20 e os 40 anos.

A nutricionista Camila Rodrigues conta que existem quatro tipos da chamada síndrome da tensão pré-menstrual (TPM), que são diferentes nos sintomas e na forma de controle. "A TPM descreve um grupo de sintomas que podem ocorrer de uma a duas semanas antes da menstruação, devido a todas as alterações hormonais peculiares dessa fase. O que difere muito entre as mulheres é a duração dessa fase", afirma ela.

As causas são difíceis de identificar, de acordo com Camila, pois cada organismo responde de uma maneira ao ciclo hormonal.

"Os níveis de estrogênio que causam inchaço e ansiedade numa determinada mulher podem não ter efeito em outra. Geralmente, os sintomas aparecem pela deficiência de progesterona e a consequente predominância estrogênica", detalha.

Evitar alguns alimentos é uma ótima dica: "Opte pelos livres de contaminantes e pesticidas. Não inclua as fontes de açúcar e carboidratos refinados como pães, bolos, sobremesas e produtos de confeitaria; evite gorduras hidrogenadas e óleos vegetais (soja, milho, canola, girassol). Coma mais hortaliças, verduras e tome chás na rotina".

Aos 33 anos, a escritora Jennifer Lobo conta que é vítima da TPM. "Demorei um pouco para me dar conta que o mau humor e a irritação eram sinais da 'visita' dela. Nestas fases, fico inchada, sofro com cólicas e tenho uma vontade imensa de atacar chocolates. Para melhorar, faço uma dieta equilibrada, com muita salada, carne branca grelhada e frutas. Chocolate? Só um pedaço pequeno do amargo", explica.

sintomas diferentes e alimentos específicos

TPM A os sintomas são ansiedade, irritabilidade e tensão nervosa. Os níveis de estrogênio são altos. "Reduza o consumo de carne vermelha e escolha alimentos ricos em vitaminas do complexo B (feijões, ovos, verduras verde escuras e castanhas). O consumo de fibras e lactobacilos também vai ajudar a aliviar os sintomas", explica a nutricionista.

TPM C cansaço, dor de cabeça e palpitações aparecem com tudo. Pode estar relacionado ao nível baixo de glicose. Regulando os níveis de glicose é possível diminuir os sintomas. Prefira alimentos ricos em vitamina B3 (carne, aves, peixes e oleaginosas), zinco (frutos do mar e grãos integrais), cromo (levedura de cerveja e grãos integrais) e magnésio (folhas verde escuras e cereais integrais).

TPM D choro, insônia e desânimo surgem nesse tipo. Pode estar relacionado à diminuição de estrogênio e ao aumento de progesterona. Consumir vitamina B6 (em lentilha, feijão e banana) ajuda muito. Os alimentos que auxiliam o fígado a eliminar as toxinas e processar melhor os hormônios também são bem-vindos, como brócolis, couve-flor e rabanete .

TPM H os sintomas são retenção de líquidos, aumento de peso e distensão abdominal. Reduzir o sal é imprescindível e, ao escolher o tipo de sal, dê preferência ao rosa, pois tem menos sódio e é rico em minerais. Alimentos ricos em magnésio e vitaminas B6 e E (folhas verde escuras, feijão, couve, semente de girassol e semente de abóbora) auxiliam muito.

Comentários

Mais notícias