Revestimentos 3D podem renovar os ambientes

O tipo de material pode trazer estilo e movimento aos espaços

Por O Dia

Estilo e movimento
Estilo e movimento - Divulgação

Que tal inovar na decoração com os revestimentos 3D? Segundo especialistas, este tipo de material pode trazer estilo e movimento aos espaços, além darem um toque original à casa. "As peças 3D podem ser colocadas em qualquer ambiente", explica Shayana Prieto, diretora da Revesttir, que chama atenção para outra característica. Os revestimentos, aplicados à decoração, conferem profundidade aos espaços, dando uma sensação de amplitude para os moradores e visitantes.

Para a arquiteta Ana Johns, inserir o revestimento 3D é mais interessante do que modificar a cor do espaço. Ela conta que o painel decorativo tridimensional, em alto ou baixo relevo, é altamente resistente, mas deve-se atentar na hora da limpeza. "Os produtos usados precisam ser de acordo com cada material. Outro cuidado é na hora da instalação, que deve ser feita por profissionais qualificados", alerta.

A arquiteta explica que os revestimentos 3D são feitos em diversos materiais, como gesso, porcelanato, cimento, alumínio, PVC, PET, e até mesmo fibras vegetais como bambu e cana-de-açúcar, que são ideais para ambientes específicos. "As peças cimentícias podem ser usadas em salas, varandas, quartos. Já para cozinhas, banheiros e áreas externas é interessante que o produto seja resistente à água. Nesse caso, o porcelanato é o mais indicado", indica Ana Johns.

O material pode ser encontrado em vários formatos, tamanhos e tipos de volumetrias. O uso do painel 3D, comenta Ana, requer bom senso em relação ao demais objetos de decoração. "Pelo fato de o painel em si já ser uma peça que ressalta aos olhos, indico que o restante da decoração não seja exagerada. Desse modo, não se 'rouba' a atenção que deve ser dada ao revestimento e o ambiente não fica poluído nem cansativo", diz.

PAPEL DE PAREDE EM 3D

Outra solução de revestimento para renovar o lar é o papel de parede em 3D. A designer de interiores Patricia Franco conta que a opção é ótima para ambientes menores. "Ele funciona muito bem nesses espaços, pois ajuda a destacar o local. É ideal também para clientes que não desejam fazer obras em casa. O papel de parede 3D oferece uma transformação rápida, de baixo custo e que traz um efeito inesperado", comenta.

Segundo a especialista, o mercado oferece vários modelos do material, que podem causar os mais diversos efeitos. "Tem papel de parede, por exemplo, que simula um revestimento acolchoado e a pessoa fica com aquela vontade de tocar para ver se é real", diz Patricia.

 

Galeria de Fotos

Na cozinha, especialistas indicam o uso do revestimento 3D em porcelanato, produto resistente à água Divulgação
Estilo e movimento Divulgação

Comentários