Netanyahu ataca o Irã

Primeiro-ministro de Israel diz que líderes do país mantêm programa nuclear

Por

Netanyahu mostra supostas provas na TV e acusa: 'Irã mentiu!' -

Teerã- O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu afirmou ontem ter "provas conclusivas" da existência de um programa secreto iraniano destinado a desenvolver armas nucleares. As declarações foram feitas em transmissão ao vivo nas TVs do país.

Foi mais uma cartada do primeiro ministro, que se dedica a minar o acordo sobre o programa nuclear que o Irã assinou com os Estados Unidos em 2015. A data limite proposta pelo presidente americano, Donald Trump, para decidir se deixa o acordo é o dia 12 de maio.

O premiê apresentou slides descritos como "cópias exatas" de dezenas de milhares de documentos originais iranianos obtidos há algumas semanas. "Foi um formidável feito do serviço de inteligência", elogiou.

Os documentos mostrariam que os iranianos seguem desenvolvendo armamento nuclear, apesar das garantias dadas pelos líderes do país em contrário. "O Irã mentiu!", esbravejou.

Por sua vez, o Irã tachou de "pseudo revelações" as declarações de Netanyahu. O ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, postou no Twitteer: "Que conveniente. 'Timing' coordenado de supostas revelações de Inteligência por parte do 'pastor mentiroso' que dá um alarme falso dias antes do 12 de maio".

Comentários

Últimas de Mundo & Ciência